• Home
  • BRASIL
  • Marcos Neto fala sobre motivos da queda do preço do cacau nas últimas semanas, após alta histórica

Marcos Neto fala sobre motivos da queda do preço do cacau nas últimas semanas, após alta histórica

O preço do cacau vem caindo desde a última semana, tendo atingido nessa quarta-feira (16) o valor de R$ 590,00. Para entender o que vem acontecendo com o cacau, o Informe 73 ouviu o engenheiro agrônomo Marcos Neto.

Segundo ele, “o mercado do cacau é uma entidade complexa, e quem tem menos manda, quem menos tem influência e menos tem importância, é o produtor, sendo hoje regido por corporações internacionais, que atuam na produção do chocolate e no financiamento de lavouras em países do 3° mundo, tendo esse domínio do mercado há muitos anos”. E completa dizendo que são cerca de 4 empresas que atuam dessa forma há anos, ditando o preço do cacau.

Marcos conta que, com os anos, a Costa do Marfim se tornou o grande produtor mundial do cacau, chegando a produzir de 37% a 40% da produção mundial. “Acontece que nos últimos cinco anos vem acontecendo uma combinação de fatores lá, que tem puxado a safra para baixo, e por consequência, a mundial, tendo isso causado uma crise de produção e demanda e oferta, o que fez o preço há muitas décadas não vistas”, diz Marcos.

Isso fez com que o preço crescesse muito desde 2024, alcançando o valor de mais de R$ 1.000,00 a arroba.

Ele conta que acredita que o momento é de baixa, mas dentro do novo cenário de alta, pode ter alguns fatores que estão afetando o valor. O primeiro é dois especuladores terem saído do mercado do cacau, deixando a indústria trabalhar livremente ditando o preço, ou investidores fazendo lucro.

Marcos diz que pode ser uma questão econômica, pois as condições que fizeram as lavouras de Costa do Marfim e Gana (outra grande produtora de cacau), se mantém igual, não tendo melhora climática ou no cuidado da doença que atingem a lavoura de cacau desses dois países, tendo ainda uma recuperação muito lenta.

Outro fator que Marcos diz é que o aumento do valor fez com que a demanda fosse afetada, já que o preço do chocolate também subiu. E isso pode ser percebido pela moagem do grão, pois quando isso acontece, significa que os consumidores estão procurando menos.

VEJA MAIS

Atleta de Presidente Tancredo Neves, Mazola faz sua estreia internacional nesta sexta (16)

O lutador Joseilton Santos, conhecido como Mazola, fará sua estreia internacional no MMA nesta sexta-feira…

Desaparecimento de morador de Itamari na última terça (13), mobiliza familiares e amigos

O morador de Itamari, identificado como Marcos, está desaparecido desde a última terça-feira (13). Segundo…

Mulher é vista caminhando no meio da BR-101 e chama atenção pelo risco

Uma mulher foi vista na manhã desta quarta-feira (14) caminhando no meio da BR-101, nas…