Uma enquete publicada no perfil do Instagram Pressão73 revelou que 90% dos participantes defendem que as sessões da Câmara de Gandu voltem a acontecer à noite. Apenas 10% preferem manter o horário atual, que acontece nas manhãs de segunda-feira. A mudança é vista por muitos como uma forma de garantir maior presença popular, já que a maioria da população trabalha ou estuda durante o dia.
A discussão também tem gerado reações nas redes sociais. “Tem que ser à noite para a população se fazer presente, pois a maioria trabalha”, comentou uma seguidora. Já outra usuária rebateu: “Foi a vida toda à noite e a população não ia”. Apesar das opiniões divergentes, um abaixo-assinado circula no WhatsApp com apoio de moradores e vereadores como Piloto, Robério Marambaia e Ariella Calheira, esta última já tendo se posicionado publicamente na tribuna em favor da mudança.
O atual horário das sessões foi adotado durante a pandemia de Covid-19, em 2020, quando as atividades passaram a ser acompanhadas por meios digitais. Com a retomada da normalidade, moradores questionam por que a Câmara não retornou ao período noturno. De acordo com o advogado Conrado Nunes, apesar do apelo popular, a decisão cabe exclusivamente ao presidente da Casa, Elvercio Borges. Ele destaca que o abaixo-assinado não tem força legal, mas pode aumentar a pressão política para que o tema entre em pauta.