Você com certeza já ouviu falar dos “sucos” ou “bombas” que prometem transformar um indivíduo comum em uma máquina de desempenho, certo? E o burburinho sobre os suplementos que supostamente podem te transformar em um super-humano em poucas doses? Bem, é hora de esclarecer as coisas e deixar o jogo limpo!
Os suplementos alimentares eram vistos como drogas ilícitas, para promover resultados de maneira rápida e prática em adeptos dos exercícios físicos, levando os mesmos a um ganho de massa muscular ou emagrecimento. No entanto, essa característica lhe foi dada por ser usado por atletas, que faziam o uso concomitante com anabolizantes de maneira ilegal e irracional. Mas com os diversos estudos acerca dos suplementos, podemos dizer que eles nada mais são que substâncias que estarão complementando ou fazendo a manutenção, devido ao gasto excessivo de nutrientes durante alguma atividade que exija um gasto energético maior que o normal.
Para ficar mais fácil o entendimento, suplementos são como os adubos que o personagem “Zé Inocêncio” usa na plantação de cacau, na novela RENASCER da Rede Globo de Televisão. Suplementando a terra para que ela forneça nutrientes para o cacau.
Eles estão lá para complementar sua dieta, não para substituí-la. Se você está esperando que uma cápsula ou pó mágico te transforme em um atleta de elite sem esforços, é melhor repensar. Mas quando usados corretamente, esses ajudantes podem preencher as lacunas nutricionais e impulsionar seu desempenho. Fazendo o “cacau crescer”, se é que os caros leitores me entendem.
Mas como em todo setor, precisamos da ajuda de profissionais habilitados e com experiência, no mundo da suplementação não é diferente. Não entre na onda de suplementar sozinho, pelo blogueirinho do TikTok, Instagram ou qualquer outra rede social. Consulte os profissionais mais habilitados para lhe orientar quanto a nutrição através dos suplementos – farmacêuticos, nutricionistas e médicos especializados. Eles podem te orientar sobre quais suplementos são adequados para suas necessidades específicas e como incorporá-los de forma segura e eficaz na sua rotina. Lembrando que: CADA SER É ÚNICO e o que serve na vizinha do lado direito pode fazer mal para a do lado esquerdo. Sua colega tomou e se deu bem, mas você pode tomar e ir parar no hospital. Enfim, não era para gerar medo, mas um alerta para a sociedade totalmente influenciável pelas redes sociais.
Não espere que uma dose extra de pó de proteína transforme você em um Hulk ou mulher maravilha da noite para o dia. O segredo está no equilíbrio, na consistência e no trabalho duro – nada de atalhos milagrosos!
Agora, vamos falar sério. Nada de “sucos” ou “bombas” aqui! Anabolizantes ilegais usados de maneira inadequada são como aquelas poções mágicas que você vê nos filmes – cheias de efeitos colaterais sinistros. Estamos falando de riscos graves para sua saúde mental e física. Sendo que em algumas situações teremos danos irreversíveis. Sejam inteligentes e pulem fora de resultados rápidos e milagrosos, resultados esses vendidos por pessoas que sequer entendem da farmacocinética ou farmacodinâmica, sendo consequentemente o que o corpo faz com o suplemento/ativo e o que o ativo/suplemento faz com o corpo. Mantenha-se longe dessas armadilhas. O verdadeiro sucesso vem do trabalho duro, da dedicação e de uma boa suplementação seguida de um profissional habilitado.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) alerta que o uso, sem acompanhamento, de testosterona – comumente chamada de anabolizante – pode ser perigoso e causar danos irreparáveis no corpo humano. O uso da substância tornou-se um grande problema de saúde pública e os casos de complicações estão cada vez mais frequentes.
O motivo dessa preocupação reside nos graves riscos à saúde associados ao uso indiscriminado de anabolizantes. Os especialistas alertam para os efeitos colaterais potencialmente devastadores, que incluem danos ao fígado, problemas cardiovasculares, distúrbios hormonais, agressividade, depressão e dependência química. Conselho Federal de Farmácia, 2023.
Ressaltando, caso você queira e ache necessário o uso de uma terapia hormonal através dos esteroides anabolizantes, deve procurar o médico endocrinologista ou um nutrólogo para fazer avaliação, exames de dosagem de hormônio e lhe orientar da maneira devida. Levando você ao uso racional e evitando efeitos adversos a terapia.
A boa notícia? A farmácia esportiva está evoluindo, proporcionalmente a quantidade de pessoas que estão aderindo a uma rotina de exercícios físicos e uso de suplementos. Com mais pesquisas científicas e regulamentações mais rígidas, estamos caminhando para práticas de suplementação mais seguras, eficazes e baseadas em evidências.
Quer mergulhar mais fundo nesse assunto? Confira sites confiáveis, estudos científicos e organizações reconhecidas para continuar adquirindo conhecimento e desmistificando a suplementação. Quanto mais você sabe, mais forte e saudável você se torna!
Me chamo Bruno Cruz, sou farmacêutico esportivo, pós-graduado em nutrição esportiva e emagrecimento e fico grato em compartilhar esse conteúdo com vocês.