• Home
  • Região
  • Farmacêutico explica como conseguir remédios de alto custo de forma gratuita

Farmacêutico explica como conseguir remédios de alto custo de forma gratuita

O programa Fluxo dos medicamentos especializados do Governo do Estado da Bahia fornece medicamentos de alto custo gratuitamente. Para isso é necessário fazer um cadastramento na Secretaria de Saúde do Município e, em Gandu, esse cadastro é feito pelo farmacêutico Flávio dos Santos e ele traz informação de como se cadastrar.

Flávio conta que para o cadastro é necessário procurar ele na Secretaria de Saúde de Gandu (caso o paciente seja de Gandu), onde ele atende na segunda e quarta, pela manhã, sendo necessário levar cópias do RG, CPF, CNS (carteira do SUS) e comprovante de residência, precisa destes formulários preenchidos, assinados e carimbados pelo médico solicitante. Segundo ele, cada medicamento deve ter um exame e formulário específico para poder fazer o pedido.

Em relação à burocracia no processo, ele conta que o governo não dá o remédio simplesmente, não dá para quem quer estar com a receita e quer tomar remédio, ela precisa comprovar que realmente precisa tomar”. “E todos os medicamentos têm termos necessários, o médico preenche e assina tudo, os pacientes também precisam assinar e cada medicamento tem seu exame específico”, ele completa.

Além disso, o paciente deve fazer um recadastramento a cada seis meses, no qual o processo é mais simples, necessitando apenas da receita e do laudo médico, assim o paciente tem acesso gratuito durante o tempo que precisar fazer o uso.

Sobre o tempo necessário do cadastro até o recebimento dos medicamentos, Flávio afirma que é de um mês, sendo o tempo de envio da documentação através da 5° DIRES e o recebimento da medicação na Secretaria Municipal de Saúde. E ele alerta que os pacientes devem estar atentos ao prazo, já que devem voltar até a secretaria para ver se foi liberada a medicação e se está disponível.

Há uma variedade de medicações disponíveis, como ursacol, adalimumabe, alfaepoetina, betaferon, atorvastatina e para saber mais sobre quais remédios podem ser adquiridos pelo programa, a um site de acesso aberto para população que lista as doenças e quais medicamentos estão disponíveis para ela. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Gandu fica em frente à Câmara de Vereadores da cidade, na rua Manoel Libânio da Silva e para quem é de outra cidade, deve buscar informação na secretaria do município para se inscrever no programa.

VEJA MAIS

Campanha de Multivacinação tem Dia D neste sábado; cidades da região já participam

A Campanha Nacional de Multivacinação 2025 realiza, neste sábado (18), o Dia D de vacinação,…

Nova Ibiá: Marcio Tarantine fala sobre bloqueios nas contas da prefeitura e se compromete a resolver o problema

O prefeito de Nova Ibiá, Márcio Tarantine, se manifestou sobre os recentes bloqueios das contas…

Empreendedores terão palestra gratuita do SEBRAE com especialista em comportamento empreendedor

O SEBRAE realiza, no próximo dia 21 de outubro, a palestra “Alinhando Propósito, Emoções e…