• Home
  • Região
  • Liga Ganduense de Basquete tem suas finais na próxima semana

Liga Ganduense de Basquete tem suas finais na próxima semana

Com nomes misturando bairros de Gandu com times da NBA, a Liga Ganduense de Basquete se aproxima de suas finais de sua segunda edição, que serão disputadas em três partidas, entre Leal Warriors e Emília Lakers. A primeira partida será dia 28 (domingo) no Ginásio de Esportes, às 9h, dia 1 (quarta) acontece o segundo jogo na quadra do CETEP e caso cada equipe ganhe uma partida, acontecerá a terceira partida, que será dia 5 (domingo), novamente no Ginásio de Esportes.

Leal Warriors, sendo o atual vice-campeão da liga, é inspirado no Golden State Warriors e enfrenta o Emília Lakers, batizado pelo Los Angeles Lakers, mas na primeira edição foi o Emília Nets, nomeado por conta do Brooklyn Nets. Além deles, tem o Teotônio Raptors, que recebe o nome do time do Toronto Raptors e o Eliseu Lehawks, com o Atlanta Hawks.

O presidente da Associação Ganduense de Basquete (AGB), que organiza a competição, Jhon Cruz, conta que os nomes surgiram de brincadeiras após os babas, onde já misturavam os nomes de equipes e bairros de Gandu e com os primeiros torneios 3×3 (3 jogadores por equipe) feitos pela Associação, adotaram esses nomes para a Liga. Jhon completa dizendo que “hoje a galera tem identificação, as pessoas dos bairros pedindo camisa e as de fora comentando nas redes sociais que acha interessante”.

Alan Cunha, idealizador da liga, conta que “tivemos a ideia de fazer um campeonato 3×3 e foi um sucesso. Daí surgiu a ideia de fazer um campeonato 5×5, muito mais trabalhoso, com datas, juízes, logística, mais jogadores, etc. A princípio, a ideia ficou na geladeira na pandemia. Nunca havia existido campeonato de basquete anteriormente, foi um marco para nossa Associação”.

Alan ainda nos conta que “foram eleitas 2 comissões, uma para arbitragem, definição para as partidas de árbitros e mesários e workshop com os pretensos árbitros e a comissão de mídia, responsável pela divulgação e sonorização e filmagem das partidas da liga”.

Jhon diz que a liga visa fomentar um calendário local em relação ao basquete, promover um amadurecimento dos jogadores mais novos que não estão na seleção principal de Gandu, para se desenvolverem mais rápido e poder representar a cidade. E completa, “jogo basquete desde 2006 e vejo os mais jovens assimilando mais rápido e a cada ano que passa o nível tem sido bem melhor, temos conseguido melhorar nossos resultados em competições e por ano revelamos cinco, seis jogadores bons”.

Todas as partidas são filmadas, editadas e publicadas no YouTube no Canal AGB. Além do programa Liga AGB, que passa no Facebook da AGB a cada duas rodadas, para falar sobre os jogos, tendo um jogador destaque como convidado. E o Instagram para informações sobre jogos.

VEJA MAIS

Carga de cacau avaliada em R$ 400 mil é roubada na Bahia; motorista e ajudante foram feitos de reféns

Um caminhão carregado com 100 sacas de cacau, avaliadas em cerca de R$ 400 mil,…

Loja em Gandu está contratando vendedora

A loja Veste Bem, em Gandu, abriu vaga para vendedora. Os requsitos são: Maior de…

Concurso do Banco do Brasil para 7.200 Vagas deve acontecer em 2025

O Banco do Brasil planeja realizar um novo concurso público até dezembro de 2024, com…