Recebemos algumas reclamações relacionadas à emissão de RG na cidade de Gandu, então buscamos informações para entender o motivo da demora e só foram entregues 20 fichas por dia para esse serviço ser feito.
Em contato com Gil Marcelo, mais conhecido como Bagatine, coordenador do SineBahia em Gandu, informa-se que, devido não ser um SAC. “O SAC tem o procedimento mais rápido por ser offline (onde qualquer erro é corrigido na hora) e não temos isso aqui e em Gandu, com a parceria da Prefeitura e do Governo do Estado, não se paga a segunda via, diferente dos SACs e é para atender a população mais carente da região”, diz Bagatine.
Bagatine ainda diz que “quando fazemos a RG aqui entregamos um protocolo de 60 dias, o qual é o prazo, que estimamos, podendo receber com o prazo menor ou maior, mas não temos o acesso direto ao Instituto de Identificação Pedro Melo (órgão que emite o RG na Bahia) e é uma demora significante aonde não podemos resolver isso, que ocorre com todos os SineBahia”. E completa, “e agora temos uma demora maior, pois tivemos uma mudança significante da identidade, onde o número do CPF passou a ser em cima”.
Ele conta ainda que diariamente são feitos 20 atendimentos por dia e que no SineBahia de Gandu tem profissionais capacitados para esse serviço e da marcação até o atendimento para a emissão do documento, são 20 dias e que a Prefeitura de Gandu está próxima a inaugurar um SAC na cidade e que estão buscando que o RG seja feita por lá, com o serviço cobrado conforme feito em outros SACs.