As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (7). Os estudantes têm até às 0h para garantir a chance de fazer as provas, que neste ano aconteceram nos dias 3 e 10 de novembro, ambos no domingo.
Para se inscrever o estudante deve entrar no site INEP (link a baixo), logo aparecerá duas opções, deve clicar em “Inscrição”, responder o desafio simples que o site pede e logo depois preencher as informações pessoais pedidas, como CPF, local de nascimento e endereço, nome dos pais (caso o pai não seja registrado, marcar essa opção), se têm alguma necessidade especial para a prova.
Disso, o estudante irá escolher a língua estrangeira na qual fará a prova, a cidade em que fará e, logo após responder um questionário socioeconômico, coloque seus contatos, como e-mail e número do celular. E para finalizar, confira se está tudo correto e envie a inscrição. Caso o estudante não tenha recebido a isenção da taxa de inscrição, o mesmo deve gerar um boleto para o pagamento.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85, podendo ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto. Para quem pediu a isenção da taxa de inscrição, o resultado foi divulgado no dia 13 de maio. Mesmo recebendo a isenção, o candidato tem que fazer a inscrição para o ENEM.
No primeiro dia do exame, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.
Lembrando que o Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, com suas notas podendo ser usadas no Sisu, Prouni e FIES, além de ser aceito em algumas instituições particulares.