As unidades hospitalares da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que disponibilizaram leitos de referência para vítimas de queimaduras registraram 35 atendimentos relacionados ao São João entre a última quinta-feira (20) e o domingo (23). Desse total, 26 foram no Hospital Geral do Estado (HGE), oito no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e um no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).
No HGE, 19 atendimentos foram decorrentes de explosões de bombas e sete de queimaduras diversas, incluindo acidentes com fogos de artifício e fogueiras. Dos pacientes atendidos, 14 eram do interior e 12 da capital. No HRSAJ, os casos registrados foram de queimaduras por pólvora, com três pacientes de Santo Antônio de Jesus e cinco de outras localidades: Muritiba (1), Governador Mangabeira (2) e Cruz das Almas (2). O paciente levado ao HRJ era de Senhor do Bonfim.
O HGE, HRSAJ e HRJ estão preparados para atender vítimas de queimaduras, assim como o Hospital do Oeste, em Barreiras, que também possui leitos especializados.
Todas essas unidades adotaram um esquema especial para o período de São João, com reforço nos plantões para atender à demanda. Esta iniciativa faz parte das ações planejadas pela Sesab para as festividades juninas, com um investimento total de R$ 4,5 milhões.
Michael do Carmo, diretor geral de Gestão das Unidades Próprias, enfatiza a importância da prevenção. “Ações educativas são essenciais para reduzirmos o número de vítimas. Por isso, a Sesab sempre investe em iniciativas que visam informar a população sobre o assunto”, destaca.