Uma boato começou a ser divulgada em grupos de WhatsApp em Gandu, em que uma van estaria pegando crianças na cidade. Essas mesmas mensagens também circularam em outras cidades da Bahia e Brasil nesta semana.
No caso de Gandu estão divulgando áudios que inclusive diz que três alunas do PEA, quase foi levada por essa van, tendo como testemunha uma professora do CERES, que não foi identificada, percebeu a movimentação e evitou que elas fossem levadas.
Boato como esse está ocorrendo pelo país e em investigação do Ruy Barbosa Notícias, identificou que a imagem da van usada nos boatos, é de um veiculo da cidade de Cascavel no paraná e foi tirada do site do Estadão (foto a baixo), no qual é uma avaliação do Fiat Scudo, que seria a van que estaria pegando as crianças.
Um Peugeot Expert que é de um homem de Gandu, que trabalha com entregas, foi abordado por pessoas de Apuarema, pois o carro é do modelo do Fiat Scudo usado no boato. O homem inclusive mostra a placa do carro no qual trabalha com um colega e ela é diferente da imagem que está circulando junto com os vídeos.
A foto de um homem em uma câmera de segurança também começou a ser divulgada e faz parte o mesmo boato, sendo investigado pelo Pernambuco Notícias, onde na cidade de Gravatá, no mesmo estado. Ele foi a policia para provar sua inocência, pois o mesmo trabalha com o mesmo modelo de carro e faz entregas na cidade, ele estava correndo risco de morte e por isso procurou a delegacia local, para relatar o fato.