• Home
  • Região
  • Nota da PM informa que boato sobre van pegando crianças em Gandu é falso

Nota da PM informa que boato sobre van pegando crianças em Gandu é falso

A 60° Companhia Independente de polícia Militar (60° CIPM), situada em Gandu, divulgou nota sobre caso de áudios em grupos de WhatsApp, relatando que uma van do modelo Peugeot Expert estaria pegando crianças na cidade. A nota informa que essa informação é falsa.

Na nota, a PM informa que “A 60ª CIPM vem a público para refutar a divulgação de áudios em redes sociais e a veiculação de mídias de um blog local, informando que dois homens e uma mulher estariam numa van de cor branca sequestrando crianças na cidade de Gandu, inclusive relatando que três crianças teriam sofrido uma tentativa de rapto nas proximidades de uma escola da cidade”.

A nota informa que nenhuma ocorrência desse tipo foi relatada à polícia e que, após levantamentos realizados na escola citada nos áudios, não houve confirmação do ocorrido. “Buscando tranquilizar a população de Gandu, informamos que as guarnições da área já estão cientes da divulgação dessa situação e estarão atentas ao movimento das escolas nos horários de chegada e saída dos alunos”, diz a nota.

A PM ainda alerta que crianças mais novas não devem andar desacompanhadas pelas ruas, para evitar que se percam ou que sofram algum tipo de acidente e que a Polícia Militar continuará atenta a todas as demandas que chegarem até o nosso conhecimento e vigilante no combate ao crime e à manutenção da ordem e tranquilidade públicas.

Boatos que uma van está sequestrando crianças não só estão acontecendo em Gandu, como também em outras cidades da Bahia e Brasil nesta semana, algumas vezes apenas mudando a van, onde o Fiat Scudo é o mesmo modelo do veículo que gerou o boato em Gandu. Inclusive, surgiram fotos de um homem que seria um dos sequestradores. Ele é um entregador que trabalha em uma cidade de Pernambuco e, por estar sendo ameaçado de morte, prestou queixa na delegacia local.

Apesar de não existir uma lei específica contra fake news no Brasil, quem divulgar essas informações pode ser punido com base nas penas para os crimes de calúnia, injúria e difamação.

Nota na íntegra no link na BIO e Stories.

Nota da Polícia Militar

PMBA / CPR-R
60ª CIPM / GANDU

FALSA DIVULGAÇÃO DE CRIMES EM GANDU

A 60ª CIPM vem a público para refutar a divulgação de áudios em redes sociais e a veiculação de mídias de um blog local, informando que dois homens e uma mulher estariam numa van de cor branca sequestrando crianças na cidade de Gandu, inclusive relatando que três crianças teriam sofrido uma tentativa de rapto nas proximidades de uma escola da cidade.
A Polícia Militar, através da 60ª CIPM, não foi informada de qualquer ocorrência deste tipo e, após levantamentos realizados na escola citada, nenhuma informação foi confirmada. A 60ª CIPM, buscando tranquilizar a população de Gandu, informa que as guarnições da área já estão cientes da divulgação dessa situação e estarão atentas ao movimento das escolas nos horários de chegada e saída dos alunos. Também ressaltamos a importância de que crianças com menos idade não andem desacompanhadas nas ruas da cidade, para evitar que elas se percam ou até sofram qualquer tipo de acidente.
Por fim, a Polícia Militar continuará atenta a todas as demandas que chegarem até o nosso conhecimento e vigilante no combate ao crime e à manutenção da ordem e tranquilidade públicas.

Comando da 60ª CIPM / Gandu.

Divulgação: ASCOM 60ª CIPM.

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

VEJA MAIS

Delegacia Territorial de Gandu recebe novo delegado

A Delegacia Territorial de Gandu tem um novo delegado em sua gestão. Dr. Tarcísio Santiago…

Moradores de Presidente Tancredo Neves emitem nota de repúdio após o fechamento do NAEE

Moradores de Presidente Tancredo Neves emitiram uma nota de repúdio contra a Prefeitura Municipal, após…

Governo não traz de volta horário de verão em 2024, mas reavalia medida para 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o horário de verão não…