Nesta quarta-feira (28), aconteceu o leilão da CIAPRA Baixo Sul, para a construção e concessão de um aterro sanitário que atenderá as cidades de Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães. O vencedor do leilão foi a Torre Construções LTDA, que foi a única a apresentar uma proposta e será chamada de Parque do Sol.
O leilão aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), com a presença de Léo de Neco, prefeito de Gandu e presidente do consórcio, Kaká, prefeito de Wenceslau Guimarães, prefeitos e representantes de outras cidades que integram o CIAPRA e representantes do consórcio.
O superintendente de novos negócios e concessões da Torre Construções, Igor Torres, disse que, além de ser um momento histórico para o Baixo Sul da Bahia, é um profundo senso e resiliência, com o desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e bem-estar das futuras gerações.
Kaká, em seu pronunciamento, diz que o momento é um sonho para a população do Baixo Sul da Bahia. “A gente, como representante do poder executivo, ficamos felizes em poder viver esse momento aqui, em poder finalizar nosso legado na administração pública, deixando algo de concreto para melhorar ainda mais a vida do povo daquela região”.
Léo de Neco disse que “essa estratégia vai ajudar muito, não só aos municípios que cada um lidera, mas sobretudo todo nosso território”. Ele ainda conta que esse modelo de destinação de resíduos será levado para todo o mundo e que foram três anos de discussões para realizar este projeto.
A obra contará não só com o aterro sanitário, mas com um parque público, local para educação ambiental, centro de triagem de reciclagem. Além da administração do transporte dos resíduos sólidos dos municípios.