Um homem de 65 anos teve que passar por uma amputação do pênis devido à necrose do órgão, desencadeada por uma grave infecção. O caso foi relatado no Urology Case Reports em 5 de agosto.
O paciente, cuja identidade foi mantida em sigilo, deu entrada de forma emergencial no Hospital Geral Regional Ignacio Zaragoza, na Cidade do México, após sentir uma intensa queimação no pênis e dificuldade para urinar. Os sintomas começaram após um episódio de consumo excessivo de álcool.
Ao ser atendido, os médicos inseriram um cateter para drenar uma quantidade significativa de “urina turva e com mau odor”. Após iniciar tratamento com antibióticos, o paciente foi liberado.
No entanto, uma semana após a alta, ele retornou ao hospital com febre de 39°C e relatando um som de estalo no osso púbico. Havia secreção purulenta esverdeada saindo de várias áreas, incluindo a uretra, o escroto, o prepúcio e o reto, indicando uma infecção severa.
Exames mostraram que, apesar dos sinais vitais estáveis, o homem desenvolveu múltiplos abscessos na próstata e no pênis. Os médicos realizaram uma transfusão de sangue, administraram antibióticos e insulina, e tentaram salvar o órgão removendo inicialmente o prepúcio necrosado. No entanto, a necrose se espalhou, e foi necessário proceder com a amputação total do pênis. O paciente recebeu alta uma semana após o procedimento.