• Home
  • BRASIL
  • Seguro obrigatório para veículos vai voltar a ser cobrado a partir de janeiro de 2025

Seguro obrigatório para veículos vai voltar a ser cobrado a partir de janeiro de 2025

A partir de janeiro de 2025, o seguro obrigatório para veículos, anteriormente conhecido como DPVAT, será novamente cobrado sob o nome SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito). Essa medida visa assegurar a proteção das vítimas de acidentes de trânsito, cobrindo indenizações por morte, invalidez permanente e reembolsando despesas médicas, funerárias e de reabilitação.

Entre 2020 e 2023, o pagamento do DPVAT foi suspenso, e as indenizações foram custeadas pelo fundo acumulado do seguro. No entanto, esses recursos foram esgotados até novembro de 2023, o que levou à interrupção dos pagamentos. Com a nova regulamentação aprovada pelo Congresso, todos os proprietários de veículos deverão retomar o pagamento a partir de 2025, com o valor estimado entre R$50 e R$60 por ano.

A cobrança será integrada ao licenciamento anual e ao IPVA nos estados que firmaram parceria com a Caixa Econômica Federal, como Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Maranhão e Sergipe. Nos demais estados e no Distrito Federal, o pagamento deverá ser feito diretamente na Caixa.

De acordo com a Associação Nacional dos Detrans, o seguro é obrigatório em todo o país. Motoristas que não pagarem o SPVAT não conseguirão o licenciamento anual, deixando o veículo em situação irregular.

VEJA MAIS

Wenceslau Guimarães: Vídeo expõe dificuldades enfrentadas por moradores do bairro Aliança em rua sem calçamento

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a situação de uma rua no bairro Aliança,…

Gandu: Veículo de carga derrapa em rua sem calçamento e causa susto no bairro Bom Jardim

Um caminhão carregado de materiais de construção derrapou em uma ladeira no bairro Bom Jardim,…

Paciente de Nova Ibiá espera transferência urgente para hospital em Salvador

Um jovem do município de Nova Ibiá, identificado como Lucas Silva dos Santos, aguarda regulação…