• Home
  • BRASIL
  • SISU 2025 terá cotas para estudantes de zona rural em universidades federais

SISU 2025 terá cotas para estudantes de zona rural em universidades federais

Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas de áreas rurais passam a contar com cotas no SISU (Sistema de Seleção Unificada). A medida foi oficializada pela Portaria nº 1.127/2024 e já está em vigor. Ela beneficia quem completou todo o ensino médio em escolas localizadas em áreas rurais ou que atendem predominantemente populações do campo, como agricultores familiares, pescadores artesanais e ribeirinhos.

A regra se aplica a vagas oferecidas por institutos federais de ensino superior e instituições federais que disponibilizam cursos técnicos de nível médio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o objetivo da iniciativa é reduzir desigualdades e ampliar o acesso de estudantes rurais à educação superior, promovendo maior inclusão social.

Dados do Censo da Educação Superior mostram que apenas 16% dos jovens da zona rural que concluíram o ensino médio em 2022 ingressaram no ensino superior no ano seguinte. Esse grupo também apresenta a menor média de anos de estudo entre jovens de 18 a 29 anos, com apenas 10,4 anos. A desigualdade é ainda mais evidente no aprendizado: segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024, somente 1,9% dos estudantes do ensino médio em áreas rurais alcançaram aprendizagem adequada em matemática em 2021, comparado a 3,8% entre os alunos urbanos.

Essa política de cotas busca corrigir essas diferenças e oferecer melhores oportunidades para jovens que vivem no campo.

VEJA MAIS

Caminhão bitrem enfrenta dificuldades ao subir ladeira em bairro de Gandu, na manhã desta terça (27)

Na manhã desta terça-feira (27), um caminhão bitrem enfrentou dificuldades para trafegar pela rua João…

Exame prático da CNH passa por mudança e elimina a prova de baliza; entenda o caso

Após a aprovação do fim da obrigatoriedade da autoescola, novas mudanças continuam sendo adotadas no…

Cacauicultores realizam paralisação na BA-120, entre Gandu e Ibirataia contra queda no preço do cacau

Cacauicultores realizaram, nesta segunda-feira (26), mais uma paralisação na BA-120, em protesto contra a queda…