O centro de arte e valorização cultural que tem impactado na vida dos jovens de Piraí
A Casa Cultural Raízes, localizada na sede da Antiga Sexta do Povo, em Piraí do Norte, vem se destacando como um espaço de inclusão e valorização da cultura local. Com aulas de capoeira realizadas às terças, quintas e sábados, às 17h, o espaço é um ponto de encontro que reúne tradição, aprendizado e transformação.
Além da capoeira, a Casa Cultural oferece atividades diversas, como percussão, teatro, artesanato, reciclagem, poesia, cordel, boxe, judô, música e dança. Essas ações incentivam a criatividade, promovem a preservação cultural e fortalecem o senso de comunidade, e atualmente o projeto atende mais de 35 alunos.
Mais do que um centro cultural, o local tem sido um agente de impacto social para os participantes. “Através da capoeira, estamos preparando nossas crianças, jovens e adolescentes para o futuro”, destaca Grimaldo dos Santos, mais conhecido como Guiguio da Capoeira, presidente e fundador da Casa Cultural Raízes. Para ele, o espaço não é apenas sobre práticas artísticas, mas também sobre oferecer oportunidades e construir uma base sólida para as próximas gerações.
Apesar de ser um trabalho de extrema relevância social, Guiguio não recebe ajuda de custo para manter as atividades e financia o espaço exclusivamente com os recursos pessoais. “Não temos ajuda, não. Como eu tenho academia, venho mantendo por conta própria”, declarou o professor.