Em entrevista ao Papo Pressão, o empresário e ex-prefeito de Gandu, Ivo Peixoto, falou das dificuldades enfrentadas por ele nos anos 1990, por conta da crise da vassoura de bruxa na produção de cacau, onde a sua loja vendia pouco e o que era vendido, nem sempre era pago.
“Foi terrível a década de 90, foi muito difícil, porque Gandu na década de 90, a tarde podia fechar tudo e não precisa ficar ninguém, porque não tinha um cliente para a gente atender”, diz Ivo Peixoto.
Ivo ainda diz que nessa época ele saiu de Gandu, indo para Barreiras, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Vitoria da Conquista, Eunápolis e Itabuna, para saber de como investir nessas cidades. Ele conta que nessa época, quando estava em Barreiras, ele pensou o que estava fazendo ali, já que em Gandu tinha um comercio que não precisava de aluguel. “Eu sei que Gandu esta passando por crise, mas crise passa, aí peguei o carro e voltei de Barreiras”. diz Ivo.
Ele diz que ao chegar a loja estava vazia, que de 30 funcionários que tinha, só estava com 12 e com a ajuda de um de seus irmãos, dono de uma loja de moveis em Ipiaú, onde não estava passando pela crise da vassoura de bruxa, onde vendeu alguns moveis, podendo pagar quando pudesse.
Depois disso ele levou sua equipe para um restaurante jantar e disse que a loja iria sair dessa situação e todos presentes ficaram confusos com a fala dele na época. “E vamos dar uma guinada e deus irá dar uma saída para a gente. E no dia seguinte o caminhão parou lá na porta com fogão, televisão, geladeiras”, diz Ivo, que completa falando que quando o representante passava em frente a loja e via as mercadorias diziam que ele deu a volta por cima e vendiam para ele, que evitavam por conta da crise.
E isso fez com que ele pudesse aumentar o movimento da loja, junto com a adaptação das pessoas com a crise.
O Papo Pressão é um podcast do Pressão 73 junto com o Informe 73, que houve personalidades da região de diversas áreas, que nos episódios anteriores ouviu Dr. Fabiano, Big Lobo e Marcio Tarantine.