• Home
  • BRASIL
  • Justiça Eleitoral investiga fraude em massa com transferências de títulos no Brasil

Justiça Eleitoral investiga fraude em massa com transferências de títulos no Brasil

A Justiça Eleitoral e a Polícia Federal (PF) estão investigando um esquema de transferências em massa de eleitores, que afetou pelo menos 82 municípios brasileiros nas eleições municipais de 2024. Em alguns casos, o número de eleitores chegou a ultrapassar a população local, levantando suspeitas de fraude eleitoral.

De acordo com um levantamento da Folha de S. Paulo, o esquema pode ter influenciado diretamente a eleição de prefeitos e vereadores, com prisões, operações e investigações em curso. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que essas cidades, muitas com menos de 10 mil habitantes, registraram aumentos de 20% a 46% no eleitorado apenas por meio de transferências de títulos. Em 58 municípios, o número de eleitores é maior que o de moradores.

Na cidade de Correntina na Bahia uma tentativa de fraude foi flagrada pela Justiça Eleitoral em abril, quando duas pessoas tentaram realizar transferências irregulares de eleitores.

As irregularidades motivaram operações em diversas cidades e reforçaram a necessidade de revisões do eleitorado em municípios com crescimentos atípicos. As investigações buscam identificar os responsáveis e impedir que esquemas semelhantes comprometam futuras eleições.

VEJA MAIS

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios do sul e Baixo Sul da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de alerta com início às 10h…

Educação de Jovens e Adultos está com matrículas abertas em Apuarema

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Apuarema. A…

Prazo para devolução de valores descontados do INSS é prorrogado até 20 de março

O governo federal prorrogou até o dia 20 de março o prazo para que aposentados…