Golpistas oferecem crédito fácil em redes sociais e exigem pagamentos antecipados, deixando vítimas no prejuízo
Nos últimos dias, moradores do Baixo Sul da Bahia têm sido vítimas de golpes de falsas ofertas de empréstimos, divulgadas em redes sociais e aplicativos de mensagens. Os golpistas atraem principalmente autônomos, servidores públicos e pensionistas em situação financeira delicada, prometendo financiamentos rápidos e sem consulta ao SPC/Serasa.
As mensagens garantem crédito para quem está negativado, oferecendo uma solução para quitar dívidas ou fazer investimentos. Para liberar o empréstimo, as vítimas são orientadas a pagar uma taxa inicial, geralmente via PIX, boleto ou depósito bancário. Após o pagamento, os golpistas desaparecem, deixando as vítimas no prejuízo. Além disso, usam fotos de pessoas falecidas, como o casal de rifeiros Rodrigo da Silva Santos e Hynara Santa Rosa da Silva, que morreram em 2022, para dar credibilidade aos anúncios.
As autoridades recomendam desconfiar de ofertas muito vantajosas, verificar a credibilidade dos anunciantes e denunciar golpes à polícia para evitar mais vítimas.