Ligações para serviços de emergência, como polícia, bombeiros e Samu, agora contam com uma tecnologia que compartilha automaticamente a localização do usuário. Chamada de Serviço de Localização de Emergência (ELS), a funcionalidade é integrada aos dispositivos Android 5.0 ou superiores e não exige a instalação de aplicativos adicionais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Google e a Agência Nacional e visa melhorar a rapidez e a precisão no atendimento a emergências.
O recurso utiliza a conexão com a internet para enviar a localização e funciona mesmo em condições de sinal instável. Segundo a Anatel, o compartilhamento é ativado somente durante ligações de emergência, garantindo a privacidade dos usuários, já que nenhuma informação é acessada ou armazenada fora dessas situações.
Lançada no dia 22 de janeiro, a tecnologia é vista como um avanço importante para os serviços de emergência no Brasil. Com o ELS, espera-se reduzir o tempo de resposta nos resgates, ajudando a salvar mais vidas em situações críticas.