A rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia recebeu um reforço com 80 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que irão atender 73 municípios do estado. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (31), em frente à Igreja do Bonfim, em Salvador, e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde, Roberta Santana.
Entre as cidades, Teolândia é a única da região a receber uma das ambulâncias da SAMU que a Bahia está recebendo. A iniciativa faz parte de um conjunto de investimentos do Ministério da Saúde, que concedeu 170 novas ambulâncias para estados do Nordeste. Para a renovação da frota na Bahia, o governo federal investiu R$ 23,1 milhões.
“A Bahia, que é um estado extenso, precisa que a frota do Samu esteja em dia e tenha abrangência para atender a atenção básica e a alta complexidade. Só a Bahia recebe 80 ambulâncias. É um dia muito feliz”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
Segundo Roberta Santana, a Bahia já recebeu 193 novas ambulâncias do Samu desde 2023, e a expectativa é de que mais 80 veículos sejam entregues até o final do primeiro trimestre de 2025. “São renovações de frotas que fortalecem a nossa rede de urgência e emergência. E nessa simbologia, que é o Samu para a saúde pública do nosso estado”, afirmou a secretária da Saúde.