• Home
  • BRASIL
  • Famílias brasileiras estão menos endividadas e mais cautelosas com gastos

Famílias brasileiras estão menos endividadas e mais cautelosas com gastos

Uma pesquisa realizada a pedido da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na última quinta-feira (6), apontou uma melhora no nível de endividamento das famílias brasileiras. Em janeiro, o percentual de famílias com dívidas caiu para 76,1%, representando uma redução de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e de 2 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2024.

O cartão de crédito continua sendo a modalidade mais utilizada pelos consumidores, representando 83,9% das dívidas registradas – um número 3% menor do que o verificado no início de janeiro.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) também analisou a capacidade de pagamento das famílias. Em janeiro de 2025, 29,1% dos lares possuíam dívidas em atraso e 12,7% declararam que não conseguiriam quitá-las. Em dezembro, esses números eram 29,3% e 13%, respectivamente. Já em janeiro de 2024, eram 28,3% e 12%. Foi a primeira redução na inadimplência desde julho de 2024.

As dívidas comprometem, em média, 30% da renda familiar, mas essa percepção pode indicar uma postura mais conservadora dos consumidores em relação aos gastos.

No entanto, entre as famílias mais vulneráveis – aquelas com renda de até três salários mínimos –, o endividamento aumentou, alcançando 79,2% desse grupo. Além disso, 18,4% dessas famílias afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas. A pesquisa também revelou que um quinto das famílias endividadas compromete mais da metade da sua renda com pagamentos.

Apesar da melhora nos índices atuais, a CNC prevê um aumento do endividamento ao longo do ano. Segundo a estimativa, os percentuais devem voltar a subir a partir de março, encerrando 2025 com 77,5% das famílias endividadas e 29,8% inadimplentes.

VEJA MAIS

Caminhão bitrem enfrenta dificuldades ao subir ladeira em bairro de Gandu, na manhã desta terça (27)

Na manhã desta terça-feira (27), um caminhão bitrem enfrentou dificuldades para trafegar pela rua João…

Exame prático da CNH passa por mudança e elimina a prova de baliza; entenda o caso

Após a aprovação do fim da obrigatoriedade da autoescola, novas mudanças continuam sendo adotadas no…

Cacauicultores realizam paralisação na BA-120, entre Gandu e Ibirataia contra queda no preço do cacau

Cacauicultores realizaram, nesta segunda-feira (26), mais uma paralisação na BA-120, em protesto contra a queda…