Um homem de 36 anos foi condenado a 22 meses de prisão no País de Gales na última quinta-feira (3) após invadir uma casa e realizar tarefas domésticas para a vítima. Durante a invasão, ele pendurou roupas no varal, preparou uma refeição, alimentou os pássaros e até organizou os vasos de plantas. Além disso, deixou um bilhete com a mensagem: “Não se preocupe. Seja feliz, coma e relaxe”.
Identificado como Damian Wojnilowicz, o invasor também abriu e descartou a embalagem de um par de sapatos, limpou o chão com um esfregão e bebeu uma garrafa de vinho. O caso ocorreu em 16 de julho, na cidade de Monmouthshire, e foi relatado pela emissora britânica BBC.
A dona da casa, ao retornar, percebeu que alguém havia entrado e ficou aterrorizada. Um vizinho relatou ter visto um homem pendurando roupas no varal, o que aumentou a sua preocupação. “Até ele ser pego, eu estava vivendo em um estado de ansiedade extrema que nunca havia experimentado antes”, afirmou a vítima. Ela temia que o invasor fosse alguém que a conhecia ou que pudesse persegui-la, especialmente por morar sozinha.
Dias depois, em 29 de julho, Wojnilowicz invadiu outra casa. Dessa vez, ele usou o chuveiro para lavar suas roupas, consumiu alimentos e bebidas da residência e ainda tomou um banho na banheira de hidromassagem. O morador recebeu um alerta de invasão em seu celular e, ao verificar as câmeras de segurança, viu o suspeito caminhando pela garagem. O genro da vítima foi até o local e encontrou o invasor embriagado, segurando um copo.
A defesa de Wojnilowicz afirmou que ele estava em situação de rua no período das invasões e que se desculpou pelos transtornos causados. No entanto, o acusado já possuía histórico criminal, com condenações por agressão, ofensas à ordem pública e resistência à prisão.