Estão abertas, até o dia 25 de abril, as solicitações de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. O processo deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do portal Gov.br. As provas serão nos dias 2 e 9 de novembro.
Tem direito à isenção:
- Estão matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2025, seja na modalidade regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas;
- Possuem renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025);
- Estão registrados no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- São participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).
Para solicitar a gratuidade, o participante precisa informar seu CPF e data de nascimento, com os dados idênticos aos registrados na Receita Federal. O processo é feito através da Pagina do Participante, através do:
enem.inep.gov.br/participante.
Além disso, candidatos que obtiveram isenção em 2024, mas não compareceram às provas, precisam justificar a ausência para solicitar a nova isenção em 2025. Essa justificativa também deve ser feita até o dia 25 de abril, na mesma plataforma de solicitação. O Inep alerta que não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais, ou responsáveis.
O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado no dia 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado dos recursos será publicado no dia 22 do mesmo mês. As inscrições para o Enem 2025 só serão abertas após esse cronograma, com a divulgação de um novo edital contendo todas as regras e prazos da edição.