O agricultor Ramon Dantas busca iniciar a cultura cacaueira em Alagoas, após ter fundado a primeira fábrica de chocolates do estado, na cidade de Matriz do Camaragibe. O projeto começou após ele ter encontrado pés de cacau em uma reserva de Mata Atlântica há cinco anos.
Isso despertou no agricultor o interesse pela cultura do cacau e, após quatro anos de pesquisas e capacitações técnicas, a fábrica foi inaugurada em 2024. A marca deve ganhar ainda mais visibilidade com a abertura da sua primeira loja física, prevista para junho, à beira da rodovia AL-105.
Agora, a Cacau Matriz tem como missão fomentar a cultura cacaueira em Alagoas. A meta é distribuir cerca de 10 mil mudas por ano a pequenos produtores, fortalecendo a cadeia produtiva local. O cacau utilizado pela fábrica é 100% alagoano, oriundo não somente do entorno de Matriz do Camaragibe, mas também de municípios como Joaquim Gomes, União dos Palmares, Colônia Leopoldina e Branquinha.
Caso o plano de Ramon Dantas dê certo, Alagoas será mais um dos estados brasileiros a cultivar o cacau, que desde 2024 vêm sendo negociado com preços altos, por conta de uma crise que está ocorrendo nos dois países maiores produtores do fruto no mundo.
A produção da Cacau Matriz já abastece pousadas da região e atende encomendas por meio das redes sociais. Durante a última Páscoa, a marca comercializou cerca de quatro mil ovos de chocolate. Com foco na qualidade, a fábrica desenvolveu processos de padronização de receitas e controle de temperatura, permitindo a produção de chocolates premium com até 100% de cacau, além de outras variedades, como chocolates brancos e pastas mescladas com amendoim.