Durante um evento voltado à alimentação saudável em São Paulo, o nutricionista Daniel Cady, conhecido por seu trabalho com nutrição funcional e também por ser marido da cantora Ivete Sangalo, fez questão de elogiar publicamente a marca baiana Selva e Paz. “Essa trabalha com propósito, qualidade e coração. Lá em casa, amamos as suas barrinhas”, escreveu ele ao lado da fundadora da empresa, Gudrun Gotsch.
Produzidas no município de Piraí do Norte, no Sul da Bahia, as barrinhas naturais da Selva e Paz são feitas a partir da desidratação de frutas e amêndoas, principalmente banana. A fábrica, inaugurada em 2023, tem capacidade para processar até 150 quilos de banana por dia, resultando em cerca de 9 mil barrinhas por mês.
A história do negócio está enraizada na agricultura sustentável e na tradição familiar. Gudrun é filha do suíço Ernst Gotsch, referência internacional em agrofloresta, e iniciou a produção das barrinhas de forma artesanal em 2015. A Selva e Paz integra a Rede de Agroecologia Povos da Mata, que reúne centenas de famílias produtoras de alimentos orgânicos no sul da Bahia.