Está circulando no WhatsApp um abaixo assinado solicitando a mudança do horário das sessões da Câmara Municipal de Gandu. Atualmente, as sessões acontecem às segundas-feiras pela manhã, a partir das 9h, horário adotado desde a pandemia da Covid-19, em 2020, que permanece até hoje.
No entanto, a população reclama que esse horário dificulta o acompanhamento das sessões por parte dos cidadãos que trabalham ou estudam nesse período.
No texto abaixo assinado, os moradores solicitam que as sessões voltem a acontecer à noite, como era anteriormente, respeitando o regimento interno da Câmara e atendendo à vontade popular.
O documento também reconhece que a mudança feita em 2020 foi compreensível diante das restrições da pandemia, quando ainda era possível acompanhar os trabalhos legislativos por meios digitais. No entanto, agora que as atividades presenciais foram retomadas normalmente, os autores do pedido afirmam que é hora de tornar as sessões mais acessíveis à população.
Até o fechamento dessa matéria, 42 pessoas já assinaram o pedido, incluindo os vereadores Piloto e Robério Marambaia.
A vereadora Ariella Calheira já fez um discurso na tribuna da Câmara solicitando a mudança do horário das sessões para o período da noite, alegando a baixa participação popular no plenário.
Perguntado sobre a legalidade deste abaixo assinado, o advogado Conrado Nunes diz que, apesar dele, quem decide se haverá a mudança do horário será o presidente da Câmara, Elvercio Borges e que, apesar de não haver legalidade, isso pode complicá-lo para a mudança ser feita.