• Home
  • Política
  • Prefeitura de cidade próxima ao Baixo Sul demite mais de 1.300 servidores após recomendação do TCM

Prefeitura de cidade próxima ao Baixo Sul demite mais de 1.300 servidores após recomendação do TCM

A prefeitura e um município próximo a região, exonerou 1.307 servidores contratados temporariamente, atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). A medida foi oficializada por meio de decreto publicado na última quinta-feira (31), no Diário Oficial do Município.

A decisão tem como base o Relatório de Gestão Fiscal referente ao primeiro quadrimestre de 2025, que revelou um gasto de 54,51% da Receita Corrente Líquida com folha de pagamento — ultrapassando o limite legal de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Grande parte dos servidores desligados atuava nas áreas de educação e saúde no município de Laje. O TCM notificou a prefeita Jaciara Reis dos Santos, que agora tem 20 dias para apresentar documentação que comprove a legalidade das contratações temporárias realizadas pela gestão.

O caso gerou ampla repercussão na região e reacendeu discussões sobre os limites da contratação temporária e a necessidade de maior controle sobre os gastos públicos. Fontes próximas à administração municipal afirmam que, apesar do impacto da medida, a exoneração em massa busca preservar o equilíbrio fiscal e abrir caminho para um futuro concurso público.

VEJA MAIS

Vaga para vendedor em loja de Gandu; veja completo

A Casa Mais Fácil em Gandu está contratando vendedor. Descrição da vaga Este profissional realiza…

Oportunidade de trabalho para motoboy; saiba mais 

O Açaí Mix está com VAGA PARA MOTOBOY GANHO POR CORRIDA. Horário: Das 13:30 às…

Mulher morre após sofrer infarto fulminante durante show na zona rural de Wenceslau Guimarães

Uma mulher identificada como Joelma faleceu na madrugada de domingo (3) após sofrer um infarto…