Neste sábado (4),aconteceu em Gandu a formatura da primeira turma Evasão Zero do Brasil, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Ao todo, 30 alunos foram diplomados, sem nenhum caso de desistência. O evento aconteceu no Centro Cultural Educacional de Gandu.
Segundo Cássio Argollo, agente de desenvolvimento regional do SENAR em Gandu, o feito é motivo de orgulho para a instituição. “É a primeira turma do Brasil com 100% de aprovação, o que mostra que um trabalho construído a várias mãos traz resultados, engaja os estudantes e os faz sentir parte do polo de Gandu”, destacou.
Durante o curso, os alunos desenvolveram atividades voltadas à cadeia produtiva de frutas, abordando desde manejos de plantio, condução e adubação até práticas de gestão, comercialização e qualidade. “O fato de todos que iniciaram o curso concluírem é um motivo de grande satisfação para o SENAR Polo Gandu. Isso transmite para a sociedade a vitrine de um trabalho desenvolvido há mais de 30 anos, com cursos técnicos, assistência técnica, formação profissional rural e lições aplicadas diretamente no campo”, completou Cassio.
A turma é composta por produtores rurais e técnicos que já estão aplicando os conhecimentos adquiridos em diversas áreas da região, representando diferentes municípios do Baixo Sul.
O evento contou com a presença de Edmundo Franco, superintendente adjunto do Senar, Rui Dias, vice-presidente desenvolvimento agropecuário, Daniela Lago gerente da educação, Lenessia Midlej, coordenadora de educação e autoridades da região.