• Home
  • Região
  • Apesar do calor, Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios da região 

Apesar do calor, Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios da região 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (10), um alerta de acumulado de chuvas que abrange mais de 140 cidades baianas, incluindo municípios do Baixo Sul. A recomendação vale para as próximas horas e segue até esta terça-feira (11), com possibilidade de volumes expressivos de precipitação.

Mesmo com o forte calor registrado nos últimos dias, o tempo deve mudar em cidades como Apuarema, Gandu, Ibirapitanga, Ibirataia, Itamari, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia, Uruçuca, Valença e Wenceslau Guimarães. De acordo com o Inmet, as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm por hora ou alcançar até 100 mm em um dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas suscetíveis.

O alerta atinge o nordeste, centro-norte, centro-sul e sul da Bahia, além da Região Metropolitana de Salvador. Em caso de rajadas de vento, o instituto orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante tempestades.

As autoridades reforçam a importância de atenção redobrada em áreas de encosta e regiões historicamente afetadas por alagamentos.

 

 

 

VEJA MAIS

Mulher é vista caminhando no meio da BR-101 e chama atenção pelo risco

Uma mulher foi vista na manhã desta quarta-feira (14) caminhando no meio da BR-101, nas…

Desafio do acarajé gigante em Piraí do Norte oferece prêmio em dinheiro, mas até agora ninguém conseguiu vencer

Em um vídeo, o vendedor de acarajé de Piraí do Norte, Guilherme Valle, mostrou o…

Quase 2 mil presos não retornam após saída temporária de Natal em 2025

Cerca de 48 mil detentos receberam autorização para a saída temporária de Natal em 2025…