• Home
  • PRINCIPAL
  • Estudo revela que usar celular no banheiro aumenta risco de hemorroidas em 46%

Estudo revela que usar celular no banheiro aumenta risco de hemorroidas em 46%

Um estudo publicado em setembro na revista científica PLOS One revelou que o hábito de usar o celular enquanto se está sentado no vaso sanitário aumenta significativamente o risco de desenvolver hemorroidas. Segundo a pesquisa, pessoas que utilizam o aparelho no banheiro tendem a permanecer mais tempo sentadas, o que eleva em 46% a probabilidade de surgimento do problema.

O estudo avaliou 125 adultos que estavam realizando colonoscopias preventivas. Eles responderam a questionários sobre seus hábitos no banheiro, e cerca de metade dos participantes que usavam o celular admitiram permanecer no vaso por mais tempo do que o necessário devido ao uso do aparelho.

A gastroenterologista Trisha Pasricha, da Escola de Medicina de Harvard e responsável pela pesquisa, explica que o formato do vaso sanitário favorece a pressão excessiva na região do assoalho pélvico. Por não oferecer o mesmo suporte que uma cadeira comum, o vaso aumenta a pressão sobre os músculos e os tecidos em torno das hemorroidas.

As hemorroidas são estruturas naturais formadas por vasos sanguíneos na junção entre reto e ânus, mas podem causar dor, coceira, ardência e sangramento quando aumentam de tamanho por esforço ou compressão prolongada.

Para reduzir os riscos, especialistas orientam evitar o uso do celular no banheiro e limitar o tempo sentado no vaso sanitário, adotando uma rotina de evacuação mais rápida e consciente.

VEJA MAIS

Desaparecimento de morador de Itamari na última terça (13), mobiliza familiares e amigos

O morador de Itamari, identificado como Marcos, está desaparecido desde a última terça-feira (13). Segundo…

Mulher é vista caminhando no meio da BR-101 e chama atenção pelo risco

Uma mulher foi vista na manhã desta quarta-feira (14) caminhando no meio da BR-101, nas…

Desafio do acarajé gigante em Piraí do Norte oferece prêmio em dinheiro, mas até agora ninguém conseguiu vencer

Em um vídeo, o vendedor de acarajé de Piraí do Norte, Guilherme Valle, mostrou o…