A prática de batalhas com armas de bolinhas de gel vem crescendo em toda a região, com jovens se organizando para marcar encontros e disputarem em grupos, com o brinquedo, que pode ser encontrado na internet a R$ 40 os modelos mais simples, até R$ 306. Em Gandu, eles têm se organizado por grupos de WhatsApp e uma página no Instagram, onde dizem que é para avisar os locais com antecedência, para não assustar as pessoas.
Os encontros desses jovens, que são chamados de guerras, não têm um dia específico, ocorrem a partir de votação para saber o dia mais acessível para a maioria.
Assim, eles se dividem em equipes, formadas a partir dos bairros em que cada um mora. “Fizemos isso, pois, de certo modo, acaba com as rivalidades, já que passamos o ideal de que jovens de bairros diferentes podem sim estar juntos em seus bairros. Só para ter noção, a minha equipe tem cerca de 60 jovens”, diz um dos integrantes do grupo.
Dessa forma, há grupos da Renovação 1, Beira Rio, Cantão, Principal, Bela Vista, Ferradura, Matadouro, Teotônio Calheira, Renovação 2 e Casas Populares, e esses têm seus próprios grupos. Mas jovens de outros bairros também participam das guerras.
Com o crescimento da prática, foi criada uma página no Instagram, no @guerra_dagc, onde podem anunciar onde serão os encontros e montar uniformes, já que os moradores dos locais onde acontecem os encontros acabam se assustando, tendo até a polícia sendo chamada, achando que poderia ter pessoas armadas no local. E assim, em conversas com os policiais, começaram a se organizar melhor, para não ocorrer problemas.
Para fazer parte da brincadeira, segundo um dos integrantes, não é rigorosa, apenas se pede que se sigam as regras estabelecidas, para não gerar confusão e escolher o grupo em que se encaixe.








