Nesta semana tem surgido diversas denuncias de que as escolas da rede municipal de ensino de Gandu não tem vagas para estudantes, o que tem gerado problemas na hora da transferência de estudantes de uma escola para outra. Para entender o que tem acontecido, o Informe 73 buscou a secretária da educação de Gandu, Gardenia Roseira, para saber o que tem ocorrido.
Segundo ela, a rede municipal de Gandu tem vagas o suficiente para todos os estudantes do município que tenham a partir de 4 anos de idade. O que ocorre é que em alguns dos colégios já estão com todas as vagas preenchidas , assim não podendo ocorrer novas matriculas para essas instituições de ensino. Mas caso não seja feita a transferência, o estudante tem a sua vaga onde estudou em 2025, pois os estudantes que estavam no ano anterior, tem já sua vaga em 2026 onde estudou.
Para o estudante ir para determinada escola, vai depender da desistência de um outro, para que assim haja disponibilidade da vaga e assim a transferência ser feita.
Gardenia ainda diz que para 2026, a duas novas escolas municipais, que estão localizadas na Renovação 1 e Casas Populares, onde dessa forma, alguns pais de alunos que moram nessas regiões acabam transferindo seus filhos para essas instituições de ensino, para que possa m estar mais próximos de casa.
Sobre as creches, a secretária conta que por haver apenas duas publicas no munícipio, não a vagas para todos e que não a a obrigatoriedade de vagas para todas as crianças, nas creches.







