• Home
  • BRASIL
  • Justiça do Trabalho multa faxineira que recusou registro para manter Bolsa Família

Justiça do Trabalho multa faxineira que recusou registro para manter Bolsa Família

A Justiça do Trabalho multou uma faxineira que recusou o registro em carteira para não perder o benefício do Bolsa Família. O caso veio à tona após a trabalhadora ser desligada do emprego e ingressar com uma ação judicial contra a empresa, alegando justamente a ausência de anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e pedindo, além do reconhecimento do vínculo empregatício, indenização por danos morais.

Na sentença, proferida no dia 2 deste mês, o juiz reconheceu que havia, de fato, relação de emprego entre as partes, confirmando que a trabalhadora exercia atividades de forma contínua, subordinada e remunerada. No entanto, o magistrado também considerou que a própria autora da ação contribuiu para a irregularidade ao recusar formalmente o registro com o objetivo de manter o recebimento do benefício social.

Segundo o juiz, ficou caracterizada uma conduta fraudulenta contra os cofres públicos. “Houve inegável fraude ao erário público por parte da trabalhadora, a qual ocultou manifestamente os seus ganhos a fim de preservar um benefício que, em verdade, não lhe era devido”, destacou na decisão. Diante disso, além de reconhecer o vínculo trabalhista, a Justiça aplicou multa à trabalhadora como forma de penalização pela conduta adotada.

VEJA MAIS

Desafio do acarajé gigante em Piraí do Norte oferece prêmio em dinheiro, mas até agora ninguém conseguiu vencer

Em um vídeo, o vendedor de acarajé de Piraí do Norte, Guilherme Valle, mostrou o…

Quase 2 mil presos não retornam após saída temporária de Natal em 2025

Cerca de 48 mil detentos receberam autorização para a saída temporária de Natal em 2025…

Ataques de piranhas preocupam moradores de município do sul da Bahia

A Prefeitura de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, emitiu um alerta à população…