• Home
  • BRASIL
  • Quase 2 mil presos não retornam após saída temporária de Natal em 2025

Quase 2 mil presos não retornam após saída temporária de Natal em 2025

Cerca de 48 mil detentos receberam autorização para a saída temporária de Natal em 2025 em todo o país, mas quase 2 mil não retornaram às unidades prisionais dentro do prazo estabelecido. Segundo dados oficiais, o índice nacional de evasão foi de 4%.

O Rio de Janeiro registrou o maior percentual proporcional do país, com 14% dos presos beneficiados não retornando ao sistema prisional. Entre os foragidos está um traficante conhecido como “Bolado”, apontado como integrante do Comando Vermelho e já envolvido em tentativas de fuga anteriores.

Embora tenha apresentado um índice proporcional semelhante à média nacional, São Paulo concentrou o maior número absoluto de evasões. Ao todo, 1.131 detentos descumpriram a obrigatoriedade de retorno após o período de saída temporária.

Apesar de o Congresso Nacional ter aprovado, em 2024, o fim das chamadas “saidinhas”, a nova regra se aplica apenas a crimes cometidos após a entrada em vigor da legislação. Dessa forma, condenados por crimes anteriores continuam tendo direito ao benefício.

Especialistas avaliam que, com o passar do tempo, o número de presos aptos à saída temporária deve diminuir gradualmente. O Ministério da Justiça e gestores do sistema prisional informaram que a fiscalização será reforçada, enquanto juristas destacam que a mudança na lei tende a alterar o perfil dos beneficiados nos próximos anos.

VEJA MAIS

Desafio do acarajé gigante em Piraí do Norte oferece prêmio em dinheiro, mas até agora ninguém conseguiu vencer

Em um vídeo, o vendedor de acarajé de Piraí do Norte, Guilherme Valle, mostrou o…

Quase 2 mil presos não retornam após saída temporária de Natal em 2025

Cerca de 48 mil detentos receberam autorização para a saída temporária de Natal em 2025…

Ataques de piranhas preocupam moradores de município do sul da Bahia

A Prefeitura de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, emitiu um alerta à população…