A Bahia registrou, em 2025, redução nos índices de homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI), com base em levantamentos das Forças Estaduais de Segurança Pública.
Ao longo do ano, foram contabilizadas 3.884 ocorrências desse tipo, número 588 inferior ao registrado em 2024, o que representa uma redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Este foi o quarto ano consecutivo de queda nos registros de mortes violentas no estado.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, atribuiu os resultados às ações desenvolvidas pelas forças policiais, destacando o reforço do policiamento e o uso de estratégias baseadas em inteligência.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, além da redução nos índices, houve aumento no número de prisões e de apreensões de armas de fogo ao longo do ano. A Polícia Civil informou que a Bahia registrou 103 casos de feminicídio em 2025, número 6,3% menor em comparação com 2024.
O secretário também mencionou o lançamento do Baralho Lilás no final de 2025, ferramenta utilizada para divulgar agressores procurados pela Justiça, como parte das ações voltadas ao enfrentamento da violência de gênero.







