Produtores de cacau da região sul e de diversas partes da Bahia estão se reunindo nesta quarta-feira (28) em Ilhéus, em frente ao porto, para se manifestar em defesa da cacauicultura. A mobilização ocorre após a queda no preço do produto, que passou a girar em torno de R$ 240, após a chegada de um navio carregado com cerca de 10 toneladas de cacau importado da África ao porto do município. Produtores da região também se uniram a manifestação.
Desde o anúncio da importação, protestos vêm sendo registrados em diferentes localidades, incluindo o fechamento de estradas, como forma de alertar sobre os prejuízos que a entrada do produto estrangeiro pode causar aos produtores locais.
Segundo os organizadores do movimento, a redução no valor da arroba tem provocado forte impacto na renda dos agricultores e estaria diretamente relacionada ao aumento da importação de grandes volumes de cacau no país.
A manifestação conta com o apoio da Associação Nacional de Produtores de Cacau, o que fortalece o movimento e amplia a mobilização da categoria em defesa do setor.
A carga, destinada à multinacional Cargill, reacendeu o debate entre os produtores rurais, que passaram a discutir, inclusive em grupos de WhatsApp, a realização de protestos como forma de reação à crise enfrentada pela cacauicultura baiana.






