Cacauicultores de Itamarati, município de Ibirapitanga estão organizando um protesto para a próxima quarta-feira (4), às 7h, na BR-101, contra a importação de cacau e em defesa da valorização do produto. A mobilização é mais um dos atos que vêm sendo realizados desde a chegada de um navio com cerca de 10 toneladas de cacau, no mês de janeiro, no porto de Ilhéus.
Segundo os organizadores, a manifestação poderá incluir o fechamento da rodovia, como forma de chamar a atenção das autoridades para a crise enfrentada pelos produtores. A principal reivindicação é a garantia de um valor justo para a venda do cacau, diante da queda brusca no preço da arroba após a importação do produto.
Os protestos têm ocorrido em diferentes momentos, reunindo agricultores, lideranças rurais e representantes do setor cacaueiro, que alertam para os impactos econômicos não apenas para os produtores, mas para toda a cadeia produtiva ligada ao cacau. O maior até o momento ocorreu na última semana em frente ao porto de Ilhéus, além do protesto na chegada do governador Jerônimo Rodrigues, em Gandu.








