• Home
  • Região
  • Justiça determina pagamento retroativo de insalubridade máxima a agentes de saúde durante a Covid-19

Justiça determina pagamento retroativo de insalubridade máxima a agentes de saúde durante a Covid-19

A Justiça da Bahia reconheceu o direito dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias de Ibirapitanga ao recebimento do adicional de insalubridade em grau máximo, correspondente a 40%, durante o período da pandemia da Covid-19. A decisão também garante o pagamento retroativo das diferenças devidas.

A sentença foi proferida no âmbito de uma Ação Civil Coletiva movida pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. O processo, conduzido pelos advogados Davi Pedreira e Emilli Dorea, abrange o período entre 10 de março de 2020 e 5 de maio de 2023.

Ao analisar o caso, o Judiciário entendeu que os profissionais mantiveram atividades presenciais ao longo da crise sanitária, realizando visitas domiciliares e mantendo contato direto com a população. Esse cenário foi considerado como exposição permanente a agentes biológicos infectocontagiosos, o que justifica o enquadramento no grau máximo de insalubridade.

A decisão também afastou a necessidade de perícia técnica individual, ao reconhecer a pandemia como fato público e notório, além de considerar as atribuições exercidas pelos agentes. Com isso, a Prefeitura de Ibirapitanga deverá pagar a diferença entre o adicional de grau médio, de 20%, e o de grau máximo, de 40%, incluindo reflexos em férias, 13º salário e demais verbas de natureza salarial

VEJA MAIS

Justiça determina pagamento retroativo de insalubridade máxima a agentes de saúde durante a Covid-19

A Justiça da Bahia reconheceu o direito dos agentes comunitários de saúde e dos agentes…

Atleta de Gandu, Breno “Índio” vence por finalização em estreia no MMA

O atleta Breno “Índio” Braga, natural do município de Gandu, conquistou uma vitória marcante em…

Açougue na feira livre de Gandu chama atenção por homenagem feita em sua fachada

Sarah Gonçalves foi ouvir o empresário Vinicius Cirilo, que mudou a identidade visual de seu…