Anúncios de vagas de emprego para técnico em radiologia, recepcionista e porteiro estão sendo usados como isca para um possível golpe aplicado por meio do WhatsApp. Após o envio do currículo, os candidatos passam a receber mensagens oferecendo cursos profissionalizantes, mas sem qualquer retorno sobre a vaga anunciada.
De acordo com relatos, as mensagens apresentam cursos nas áreas de recepcionista, porteiro, informática básica e avançada, segurança, segurança no trabalho e auxiliar administrativo. Apesar de os valores divulgados serem considerados competitivos, semelhantes aos praticados por grandes plataformas de ensino.
Após a oferta dos cursos, não há mais qualquer informação sobre o processo seletivo ou sobre a vaga originalmente anunciada, levantando suspeitas sobre a real finalidade da abordagem.
“Eles não pedem experiência vaga, mas te mandam um link te direcionando a um WhatsApp, onde você vai fazer esse curso e pagar R$ 150, sendo que todas as pessoas que mandaram currículo me falaram que foram aprovadas também”, disse uma das pessoas que se candidataram.
As vagas em questão chegaram a ser publicadas e compartilhadas por portais de notícias e páginas de divulgação de empregos da região, como o Informe 73, que costumam replicar anúncios enviados por terceiros. Além de estarem sendo distribuídas em outros municípios que não nenhuma delas há o registro dela.







