• Home
  • PRINCIPAL
  • Advogada alerta sobre visita de falsos agentes do INSS

Advogada alerta sobre visita de falsos agentes do INSS

Nesta quinta (18), o INSS divulgou uma nota falando sobre falsos agentes que estão visitando as casas de seus beneficiários, apresentando crachás falsos e dizendo que estão fazendo pesquisas externa, para realização de prova de vida. Para entender o que fazer para prevenir esse golpe, a advogada Kaissa Priscila Souza, pós-graduada em Direito Previdenciário, dá dicas de como agir.

Kaissa conta que o INSS não encaminha nenhum servidor para a casa das pessoas para solicitar fotos de documentos, dados pessoais e bancários ou qualquer informação pessoal e que isso é golpe. “Se um desses falsários bater em sua porta, chame quanto antes a polícia. Se a situação já aconteceu e eles tiverem suas informações e dados, vá até a delegacia e faça o registro da ocorrência”, afirma Kaissa.

Perguntada sobre a prova de vida, Kaissa conta que “desde o ano passado, sofreu modificações e não é mais obrigatório o beneficiário ir à agência bancária para realizar uma prova de vida, feita por cruzamento de dados da autarquia, junto a órgãos federais”. Através do portal Meu INSS, o segurado pode ver se a prova de vida já foi realizada, se não foi, pode ser feita pelo portal.

Kaissa diz que o INSS não liga, não manda mensagem, nem envia e-mail, solicitando documentos, fotos e dados bancários das pessoas, nas situações em que o órgão entra em contato com algum beneficiário, como remarcação do atendimento, quando há necessidade de um comparecimento a uma agência da Previdência Social para cumprir uma exigência. E nunca um servidor do INSS solicitará dados e sim informará os dados do segurado para a pessoa ter a segurança que não seja golpe”.

Se existir a desconfiança de que existam descontos não autorizados do benefício, com o login e senha, deve-se utilizar o portal Meu INSS, para verificar no extrato. Caso exista, deve-se verificar com a instituição financeira, pedindo o cancelamento do contrato e estorno do que foi descontado e deve fazer o boletim de ocorrência informando que tem fraudadores usando seu nome e documentos para realização de empréstimos consignados fraudulentos.

VEJA MAIS

“Se ele tivesse pago, nada disso haveria acontecido”; diz mulher acusada de causar confusão em hamburgueria

A versão apresentada pela mulher acusada de causar a confusão em uma hamburgueria de Gandu…

Homem acusa ex-esposa e ex-sogro invadem hamburgueria e provocam briga em Gandu

Um homem denunciou que sua ex-mulher e o ex-sogro invadiram sua hamburgueria, famosa em Gandu…

Carreta tomba em novo acesso da Cidade Nova e motorista fica ferido em PTN

Uma carreta tombou na manhã desta sexta-feira (28) na nova via de acesso ao bairro…