Uma vaga para desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) está aberta e o advogado Dr. Roberto Oliveira, natural de Gandu, figura entre os nomes cotados para integrar a corte. A vaga, destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Bahia (OAB-BA), teve seu edital de seleção publicado na última sexta-feira (23).
De acordo com informações do jornal A Tarde, outros dois advogados baianos também despontam na disputa: Marcos Flavio, de Ilhéus, e Cristiane Gurgel, ex-vice presidente da OAB-BA.
Esta será a segunda vez que a escolha do novo desembargador ocorre de forma direta. Também é a segunda vez que a consulta direta terá paridade de gênero e cota racial, com 50% para cada gênero e 30% para pretos e pardos (cota racial).
Os advogados interessados em concorrer poderão apresentar suas candidaturas entre os dias 11 e 30 de junho. Após essa etapa, o Conselho da OAB-BA formará uma lista com 12 nomes, da qual serão eleitos seis. Em seguida, os desembargadores do TRT-5 selecionarão três indicados, cabendo ao governador, jerônimo Rodrigues, a decisão final sobre quem assumirá a vaga no tribunal.