Os showmícios eram eventos políticos durante as eleições, onde artistas se apresentavam nos comícios dos candidatos para atrair mais pessoas. Devido ao alto custo e a diferença financeira das campanhas, os showmícios foram proibidos em 2006, mas existem algumas exceções nessa regra.
Para saber sobre o que é permitido em relação aos showmícios, o advogado especialista em direito eleitoral Matheus Augusto, que nos conta que “apesar das crescentes especulações observadas nas redes sociais nos últimos dias, é falsa a informação de que a legislação eleitoral passou a permitir a volta de apresentações artísticas nos comícios políticos, prática que ficou popularmente conhecida como showmício”.
Matheus aponta que “houve uma atualização da jurisprudência eleitoral, que passou a permitir o comparecimento e pronunciamento de políticos em espetáculos pagos, onde a bilheteria é destinada à arrecadação para as campanhas. No showmício, como se sabe, as apresentações eram gratuitas ao público, financiadas pelos próprios candidatos”. “Decidiu-se que o candidato pode comparecer ao encontro podendo fazer o uso da palavra”, conclui Matheus.