O Bradesco anunciou o fechamento das agências bancárias nos municípios de Apuarema, Itamari, Presidente Tancredo Neves e Wenceslau Guimarães ainda neste mês de maio. Os clientes dessas cidades já estão sendo comunicados oficialmente sobre a decisão, com cartazes nas agências fechadas.
Segundo informações apuradas pelo Informe 73, o encerramento dessas unidades se deve principalmente ao alto custo operacional para manter as agências funcionando e a digitalização dos serviços bancários. Com o avanço da tecnologia, muitos atendimentos que antes só podiam ser realizados presencialmente passaram a ser feitos por meio de aplicativos e plataformas digitais, o que reduziu consideravelmente a procura nas agências físicas.
Outro fator determinante foi a mudança da folha de pagamento dos servidores públicos municipais, como ocorreu em Itamari. A prefeitura local decidiu, sem consultar os envolvidos, transferir o pagamento dos salários para a Caixa Econômica Federal, mesmo o município não possuindo uma agência do banco público.
A alternativa é o Bradesco Expresso, modelo de atendimento em parceria com comércios locais, que permite realizar operações como saques, pagamentos, depósitos e contratação de produtos financeiros. Mas para outros serviços, os clientes terão que se deslocar até municípios vizinhos onde ainda há agências em funcionamento.






