• Home
  • BRASIL
  • Animais podem sofrer com fogos de artifício, que em casos mais graves causam a morte, afirma veterinário

Animais podem sofrer com fogos de artifício, que em casos mais graves causam a morte, afirma veterinário

Nessas eleições, candidatos vêm abrindo mão do uso de fogos de artifício em suas campanhas, alegando ser por respeito à população e animais de estimação, que no caso deles, por ter uma audição mais aguçada do que a dos seres humanos.

Em conversa com o Informe 73, o médico veterinário Gleyton Spósito diz que o estímulo sonoro e até mesmo o estímulo visual dos fogos pode causar em muitos animais um pânico, medo, comportamento exacerbado, fuga com risco de atropelamento, grande estresse e até morte”.

Segundo Gleyton, os tutores devem ter em mente um plano quando já é sabido que seu animal não reage bem a barulho de fogos ou de outra natureza, “leve essa animal para um lugar mais silencioso, estar junto do animal que também gera uma sensação de conforto e quando nada disso resolver podemos recorrer a medicações que tranquilizem esse animal nesse período de grande estresse”.

Gleyton diz que “é louvável a movimentação dos políticos que estão abrindo mão de usar fogos de artifício que façam muito barulho, a exemplo de cidades que usam fogos que não emitem barulho. A sociedade como um todo agradece, pois os efeitos desses barulhos causam muito estresse em animais, crianças, neurodivergentes e idosos”.

VEJA MAIS

Agências da região recebem cartinhas do Papai Noel dos Correios para adoção

Há 36 anos, os Correios transformam sonhos infantis em gestos reais de solidariedade por meio…

Empresa lança aromatizador com cheiro de gasolina para compradores de carros elétricos

A transição para os veículos elétricos ganhou um elemento curioso na Finlândia. Para tornar a…

Imprudência ao volante termina em acidente fatal registrado por motorista

Um homem morreu após um grave acidente na ERS-448, em Nova Roma do Sul, na…