A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (7), a venda, distribuição e o uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricadas pela Nestlé Brasil. A decisão foi tomada por risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
Segundo a Anvisa, o consumo do produto contaminado pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia. A medida é preventiva e o recolhimento dos lotes já foi iniciado de forma voluntária no Brasil e em outros países, após a identificação da toxina em um ingrediente vindo de um fornecedor global ligado a uma fábrica na Holanda.
A orientação para pais e responsáveis é verificar o número do lote no rótulo. Caso o produto faça parte dos lotes recolhidos, ele não deve ser consumido. Para troca ou devolução, o consumidor deve entrar em contato com o SAC da Nestlé. Se a criança apresentar sintomas após o consumo, a recomendação é procurar atendimento médico e informar qual produto foi utilizado.







