Um grupo especializado em golpes e fraudes digitais foi alvo da Operação Código Seguro, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso nesta terça-feira (21). A ação cumpriu 48 ordens judiciais em nove estados brasileiros, incluindo os municípios baianos de Apuarema e Lauro de Freitas. A operação é resultado de investigações iniciadas em 2023, após a identificação de mais de 3 mil acessos indevidos a sistemas da polícia por meio de senhas vazadas.
Segundo a Polícia Civil, o grupo utilizava dados sigilosos obtidos de forma ilegal em sistemas governamentais para manipular informações de veículos, como chassis, motores e placas. O objetivo era “esquentar” automóveis furtados ou roubados, criando registros falsos que simulavam regularidade, o que permitia a revenda dos carros no mercado.
Durante o cumprimento das ordens, foram expedidos sete mandados de prisão, 15 de busca e apreensão, além de bloqueios telemáticos e sequestro de bens que somam mais de R$ 5,9 milhões. Também foram retirados sites do ar, removidos canais do Telegram e excluídos grupos de WhatsApp ligados à rede criminosa.
As investigações ainda apontam que os envolvidos atuavam em outros tipos de fraudes virtuais, como clonagem de cartões, comércio ilegal de dados e lavagem de dinheiro por meio de plataformas de apostas e criptomoedas. O grupo também aplicava golpes em aplicativos de transporte e empresas de recarga de celular, utilizando cartões clonados para obter serviços de forma irregular.