O Governo do Estado anunciou a contratação de mais de 8.825 profissionais para fortalecer a rede estadual de educação na Bahia. Durante evento realizado no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o compromisso com a ampliação e melhoria da estrutura das escolas, incluindo novas salas de aula, quadras poliesportivas, laboratórios e outros espaços.
Entre os profissionais que serão contratados estão professores, coordenadores pedagógicos, gestores e equipes administrativas. Ainda em janeiro, o governo nomeará os habilitados do Concurso Público 03/2022, realizado em parceria com as secretarias da Educação (SEC) e da Administração (Saeb). O concurso ofertou 2.113 vagas, das quais 1.806 para professores, 289 para coordenadores pedagógicos e 18 para coordenadores pedagógicos indígenas. Desde o início das convocações, 4.005 profissionais já foram chamados. Em janeiro, mais 1.397 serão nomeados e outros 1.024 convocados nos próximos dias, completando o cadastro de reserva do concurso.
Além disso, o governo realizará contratações em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), abrangendo 5.934 novos profissionais, como professores da Educação Básica, Indígena e Profissional, analistas-técnicos, técnicos-administrativos, preceptores de estágio em áreas técnicas e nutricionistas.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, ressaltou que todos os habilitados do concurso de 2022 serão chamados, garantindo um início do ano letivo de 2025 com um quadro renovado e qualificado. O programa “Férias na Escola Com Mais Saber e Sabor” também será lançado neste mês, reforçando o compromisso com a segurança alimentar e o acompanhamento nutricional nas escolas estaduais.
Essas ações reforçam o foco na qualificação da educação básica e na ampliação do acesso à educação de qualidade para os baianos.