• Home
  • BRASIL
  • Banco Central registra vazamento de dados de 1.378 chaves Pix este ano

Banco Central registra vazamento de dados de 1.378 chaves Pix este ano

Um total de 1.378 chaves Pix de clientes da Cronos Instituição de Pagamento tiveram dados vazados este ano. Segundo informações divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira (26), esse foi o 17º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, e o 12º apenas este ano.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu de 5 a 8 de novembro e abrangeu as seguintes informações: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta. O incidente teria acontecido por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento e o vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, a autarquia esclareceu que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Informações da Agência Brasil apontam que todas as pessoas que tiveram informações expostas ou vazadas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderar comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

VEJA MAIS

Homem é preso pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido em Itagi

Um homem foi preso na noite desta terça-feira (3), por volta das 19h, acusado pelo…

Oportunidade de emprego em oficina 

A vaga está disponível para homens que tenham experiência nas seguintes áreas: Pintar, lixar e…

Ivo Peixoto será o convidado do Papo Pressão desta quinta, em edição especial

Nesta quinta-feira (5), Yuri Moreira entrevista o empresário e ex-prefeito de Gandu, Ivo Peixoto, no…