Ícone do site Informe 73

Bola de fogo é vista na Bahia, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, na noite desta segunda (27)

Um rastro luminoso chamou a atenção de moradores de várias cidades da Bahia na noite desta segunda-feira (27). O fenômeno, visível também em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal, foi provocado pela reentrada de lixo espacial na atmosfera. Este vídeo foi gravado na cidade de Jequié, por moradores do bairro Joaquim Romão.

O clarão cruzou o céu por alguns segundos, deixando um traço incandescente que surpreendeu quem presenciava. Segundo especialistas, o brilho ocorre quando fragmentos de foguetes ou satélites desativados entram novamente na atmosfera e se incendeiam por causa do atrito com o ar.

Segundo o astrônomo Marcelo Domingues ao Metrópoles, “a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) está investigando para tentar identificar qual objeto era. Existia um alerta de reentrada para hoje, próximo a esse horário, de um satélite chinês, mas ainda não sabemos se foi ele”.

Embora ainda sem confirmação oficial, há indícios de que se tratava de restos de um foguete chinês lançado em dezembro de 2024. O trajeto e o ponto final da reentrada não foram divulgados.

Esse tipo de ocorrência não é inédito no estado. Em maio de 2025, destroços do foguete ASIASAT 8 Falcon R/B também foram vistos na Bahia, e em dezembro de 2023, outro clarão de origem chinesa despertou curiosidade semelhante.

E o cometa Lemmon (C/2025 A6) também pôde ser visto nesse domingo (26) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com o Clube de Astronomia de Brasília. Esteve visível na quinta-feira (23) nas regiões Norte e Nordeste, permanecendo visível no céu brasileiro até 12 de novembro.

Sair da versão mobile