A General Motors (GM), dona da marca Chevrolet, irá voltar a vender Opala, Chevette e Monza. Esse retorno desses três modelos irá acontecer por conta do aniversário de 100 anos da marca no Brasil e fará parte do programa Vintage, cujo objetivo é restaurar modelos icônicos da história da GM com a certificação do departamento de engenharia da empresa.
Em entrevista a revista Quatro Rodas, o engenheiro chefe da empresa na América do Sul, Emerson Fischler, diz que o programa vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e modernização. “Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; na modernização, o objetivo é outro –, agregando ao automóvel de época atualizações ecológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, completa o diretor.
No momento, estão sendo preparados alguns modelos icônicos da Chevrolet, todos produzidos no país nas décadas de 1960 a 1990. A escolha dos veículos foi baseada na relevância deles no mercado de clássicos. Na lista, ainda algumas picapes emblemáticas da Chevrolet no país, como a 3100 Brasil.
Um dos destaques do programa é um Monza Classic EF de 1990, o primeiro carro nacional da marca com injeção eletrônica. Entre os modernizados, tem uma picape C10 de 1976 com mecânica de Camaro V8.
O Vintage é um projeto-piloto e ainda não há informações se os carros serão vendidos ou leiloados.